sexta-feira, 16 de novembro de 2012
Tecnologias Digitais na sala de aula
As transformações que estão ocorrendo na sociedade afetam diretamente também as escolas, de maneira que as mesmas precisam atualizar-se também, onde as tecnologias de informação auxiliam neste processo do novo aprendizado, criando novas formas de conhecimento.
A meta do professor da atualidade é formar cidadãos capazes de criar, participar com senso crítico, ou seja, prepará-los para o mercado de trabalho e principalmente para esta sociedade moderna, que exige muito de todos, em diversos aspectos. Também não significa que as velhas práticas de ensino devem ser abandonadas, do contrário, estas devem contribuir para este novo processo de ensino aprendizagem.
A escola está inserida neste universo que está em constante mudança, tendo a responsabilidade de contribuir para construção deste novo modelo, incorporando novos hábitos de comportamento, atendendo as necessidades que irão surgir durante esta caminhada, uma vez que o aluno tem acesso a diferentes assuntos, não somente em sala de aula, pois os meios de comunicação são muitos, cabe a escola ensinar aos alunos a serem críticos, criativos, inovadores com diversas culturas.
As novas tecnologias de informação e comunicação são ferramentas que possibilitam os alunos e os professores, agindo diretamente nas percepções e
O professor necessita estar sempre se atualizando, tendo em vista que a sua capacitação será permanente. Os alunos necessitam de um professor facilitador que não tenha todo o conhecimento, mas sim que os auxilie na construção do mesmo, incentivando-os a pesquisarem, e descobrirem o novo.
.
Cinco práticas com o uso das Tecnologias Digitais
• Calculadora
• Data show
• Internet
• Computador
• DVD
Calculadora:
A introdução de um instrumento tecnológico na dinâmica de sala de aula implica em mudanças pedagógicas que devem ser consideradas tanto no que se refere aos alunos quanto aos professores. De fato, além de alterar o curso da própria atividade, modificando processos mentais que constituem uma ação instrumentada, implica também em importantes mudanças no papel do professor.
Adotando-se uma abordagem instrumental, considera-se que para integrar a calculadora na sala de aula, o professor deve passar por um processo de apropriação no qual transforma este artefato em um instrumento, tanto para suas práticas matemáticas quanto para suas práticas didáticas.
Data Show:
Como qualquer recurso pedagógico “tradicional” que já usamos em nossas aulas e atividades, o uso do data show envolve objetivos, planejamento, estratégias didáticas e avaliações. Com o data show o professor pode passar suas aulas, vídeos, desenhos entre outros.
Internet:
A Internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. O aluno que trabalha no espaço virtual através de projetos orientados desenvolve a aprendizagem cooperativa, a pesquisa em grupo, a troca de resultados.
Moran (1997) diz que a Internet ajuda a desenvolver a intuição, a flexibilidade mental, a adaptação a ritmos diferentes. A intuição, porque as informações vão sendo descobertas por acerto e erro, por conexões “escondidas”. As conexões não são lineares, vão linkando-se por hipertextos, textos interconectados, mas ocultos, com inúmeras possibilidades diferentes de navegação. Desenvolve a flexibilidade, porque a maior parte das sequências é imprevisível, aberta. Ajuda na adaptação a ritmos diferentes: a Internet permite a pesquisa individual, em que cada aluno caminha no seu próprio ritmo, e a pesquisa em grupo, em que se desenvolve a aprendizagem colaborativa.
Essa aprendizagem colaborativa pode ser estabelecida através de algumas ferramentas disponíveis no meio on-line. É possível, por exemplo, integrar-se a outros lugares e pessoas, independentemente do local de origem das mesmas. Com isso, os usuários têm acesso a um rápido, vasto e atualizado compilado de informações.
Computador:
o computador é uma ferramenta que auxilia o processo de aprendizagem e como um recurso didático para ser utilizado em sala de aula, o uso do computador melhorou a qualidade da apresentação das lâminas do retroprojetor, através do aplicativo PowerPoint, que tanto pode ser utilizado para fazer lâminas para utilização no retroprojetor como para ser apresentado, de forma mais dinâmica, com o uso da multimídia além de ser a ferramenta para o uso da internet, seja como
DVD
O DVD é um recurso acessível e presente em quase todas as escolas podendo ser explorado das mais diferentes formas: destacando as cores, movimento, fala, gesto, música, o espaço, conflito, amizade, linguagem audiovisual e pode ainda desenvolver múltiplas reações, emoções, imaginação, afetividade, ódio, etc. Além disso, cada professor, se quiser, pode documentar o que é mais importante para o seu trabalho, ter o seu próprio material de vídeo assim como tem os seus livros e apostilas para preparar suas aulas. “O professor estará atento para gravar o material audiovisual mais utilizado, para não depender sempre do empréstimo ou aluguel dos mesmos programas” (Moran 2006).
Referencias bibliográficas:
http://periodicos.unesc.net/index.php/seminariocsa/article/viewFile/
http://www.cimm.ucr.ac.cr/ocs/index.php/xiii_ciaem/xiii_ciaem/paper/viewFile/
http://professordigital.wordpress.com/2011/04/06/uso-pedagogico-do-datashow/
http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/Ebooks/Pdf/
http://aprendentes.pbworks.com/
http://mariadiassantos.blogspot.com.br/2010/08/o-uso-do-dvd-no-contexto-da-escola